Hoje vamos falar de algo que precisa ser a primeira coisa a ser feita antes de decidir qualquer item da sua festa, a lista de convidados. É ela que ira nortear você em todas as decisões.
Pensar em quem vai convidar, alinhar dentro do número máximo quem será convidado ou não, pode ser difícil, afinal de contas a parte mais importante da festa são as pessoas.
Quando decidimos dar uma festa, logo começamos a pensar em cada detalhe, mas na verdade a primeira pergunta deve ser quem eu irei convidar. Para você não deixar ninguém de fora e entender a importância da lista de convidados, separamos algumas dicas para te ajudar a elaborar sem estresse. Confira!
Defina o número máximo de convidado
Você tem um orçamento disponível, e deve entender que se seu orçamento é x não dá para fazer uma festa para x+100 pessoas. Por isso saber quantas pessoas precisam ser convidadas é fundamental para que entenda se o seu orçamento disponível está conversando com a quantidade de pessoas que você deseja convidar. Caso contrário isso poderá ser um grande problema lá na frente. Então definam o número máximo de convidados antes de tudo.
Estabeleça suas prioridades já na lista de convidados
Comece sua lista incluindo aquelas pessoas que não podem ficar de fora de jeito nenhum, como família e amigos próximos. A partir daí, defina uma hierarquia de importância de seus convidados. Sempre sugiro que analisem se seus convidados pelo menos conhecem os noivos, no caso de casamento. Porque já surge há dúvida, estou com essa pessoa há x anos e este possível convidado nem conhece ele, será que vale a pena convidar? Qual relação ainda temos? Isso pode ajudar bastante..
Separe a lista de convidados por categorias
Separar os convidados por categorias para não esquecer de ninguém é fundamental. Exemplo: amigos da escola, família da noiva, família do noivo, vizinhos, amigos de infância… Assim você consegue passar o pente fino, e vai ficar mais difícil deixar alguém de fora.
Não se esqueça dos acompanhantes
É elegante disponibilizar um convite para acompanhante para aquele amigo solteiro que não está em nenhum grupo de amigos, mas que você faz questão de convidar. Ele com certeza não irá sozinho a festa e para que não fique deslocado ou sozinho durante o evento, não custa ser gentil. Mas claro que não dá pra fazer isso com todos os solteiros da festa, e esperamos bom senso dos convidados. Mas acredite que você irá se surpreender no dia.
Defina prioridades
Por mais otimista que você seja, vai chegar o temido momento do corte de convidados. Por isso, desde a lista já inclua a prioridade de cada convidado. Seja muito honesto, isso vai te ajudar depois.
Como endereçar o convite?
Este é um tema para o próximo post, mas o importante é que desde a lista de convidados você já coloque como deverá estar no convite, para evitar correria na hora que seus convites ficarem prontos e precisar caligrafar.
Tenho convidados de fora da cidade, e agora?
Lembre de sinalizar que eles existem em sua lista, para que você já se programe com correio. Na hora de contratar os convites peça uma antecedência de 2 meses e meio, para o recebimento, pois as pessoas de fora precisam receber com 1 mês e meio a 2 meses de antecedência.
Essas são as melhores dicas sobre lista de convidado, e espero que tenha ajudado nesta primeira etapa do casamento. Para ajudar ainda mais, criamos uma planilha inteligente de convidados. Confira o vídeo que Lannah fez para explicar com detalhes como ela funciona.
Gostou? Para adquiri-la clicar aqui e começar a organizar de forma inteligente. Se tiverem dúvidas de como usar a planilha escreve aqui nos comentários ou entra em contato com a gente. Será um prazer ajudar.
Quer saber mais sobre a TwoDo Design? Clique aqui e siga a gente no Instagram, ou se preferir agende um atendimento.
Beijos